A importância do White Balance para a Videocirurgia

Por que o Insuflador de CO2 deve estar posicionado na primeira prateleira da torre de videocirurgia?
21 de julho de 2020
Como evitar a imagem embaçada durante uma Videocirurgia?
8 de setembro de 2020

A importância do White Balance para a Videocirurgia

O que é White Balance?

White Balance, ou Balanço do Branco, é um ajuste de cores utilizado tanto na fotografia profissional e amadora, quanto na videocirurgia. É um processo que ajusta todas as cores para que a imagem captada tenha o máximo de fidelidade possível com a realidade vista pelos nossos olhos.

Qual é a sua função?

O White Balance avalia a luz ambiente e, consequentemente, a temperatura de cores do que será fotografado/filmado. No caso da videocirurgia, ele ajusta os tons de cor para que o cirurgião possa enxergar de forma nítida todos os elementos durante o procedimento: instrumentais, cavidade, órgãos, nervos, sangue, entre outros.

Quais são as temperaturas de cor que existem?

As diferentes temperaturas de cor possuem medições específicas em Kelvin, unidade base do Sistema Internacional de Unidades para medir a temperatura termodinâmica. Veja abaixo:

Por que precisamos fazer o White Balance?

A maioria das fontes de luz (LED, Xenon, lâmpadas caseiras, flashs e até mesmo o sol) não emitem uma luz branca pura e por isso têm uma certa temperatura de cor. A cor branca pura é a junção de todas as cores no espectro de cores e é definida como a cor da luz porque reflete todos os raios luminosos, não absorvendo nenhum, e assim aparecendo como a clareza máxima.

Sendo assim, o ajuste de White Balance é importante para que a câmera, assim como nosso cérebro já faz automaticamente, entenda que a cor branca pura é a forma de medida de fidelidade para enxergarmos as demais cores em suas tonalidades e temperaturas mais reais. Ou seja, realizando o ajuste do branco, agora é possível enxergar as demais cores de forma mais fidedigna.

Por isso, sempre que o médico-cirurgião for começar o procedimento de videocirurgia, antes é necessário e indispensável realizar o White Balance. Caso contrário, pode ser comum que a microcâmera transmita cores com tonalidades um pouco mais frias ou quentes para o monitor de grau médico, dependendo da situação.

Exemplo de Fotografia comum:

*Simulado digitalmente

Exemplo de Videocirurgia:

*Simulado digitalmente

Como realizar o White Balance no equipamento de videocirurgia da Confiance Medical? Veja o passo a passo 

1) Estando conectados cabo de fibra e ótica, acople a ótica na microcâmera;

2) Ligue a fonte de luz. É importante que a ótica esteja transmitindo a luminosidade vinda pelo cabo de fibra;


3) Dê foco com a câmera em uma compressa ou gaze;

4) No touch da microcâmera aperte a tecla AWB ou dê um toque rápido no botão central na cabeça da câmera.

 

 

Dúvidas? Entre em contato conosco via chat ou em nosso formulário de contato e saiba mais sobre microcâmeras e White Balance.

TRADUZIR