Por Que Implementamos o Compliance?

A Confiance Medical já foi fundada, em junho de 2002 por Cristiano Brega, Fernando Mágero e Guarany Guimarães, para fazer diferente. Fazer o certo. Isso foi um dos valores que atraiu e manteve no time o então Confiante e logo sócio, Bruno Guimarães. Com a entrada da empresa no seleto grupo de empreendedores Endeavor, a Confiance Medical iniciou uma nova fase em sua trajetória, em que a profissionalização passou a fazer parte da agenda corporativa, a governança passou a ser tema de primeira ordem com a criação do Conselho Consultivo e novos ritos de gestão. Essa profissionalização chamou a atenção de alguns fundos de investimento e quando houve alinhamento de intenções, em 2017, o Criatec 2, fundo de investimentos venture capital, gerido pela Crescera (ex Bozano), passou a fazer parte da sociedade.

Com essa entrada, a Confiance Medical aumentou seu faturamento, multiplicou canais de vendas e atendimento e sua marca está ganhando relevância cada vez maior no segmento médico hospitalar, o que traz novas responsabilidades e a necessidade de alcançarmos novos patamares na gestão e governança da companhia.

Com isso faz-se importante a implantação do programa de Compliance que pretende adequar a cultura organizacional e os instrumentos de controle interno da empresa a uma política eficiente que permita a concretização e o alcance de novos patamares de proteção.

É uma iniciativa que tem por fim transmitir a ideia de que a corrupção é um problema social e cultural que deve ser entendido, prevenido, combatido e punido, cabendo a todos da sociedade civil, setor privado e governo primar pela extinção dessas práticas.

Desta forma a Confiance Medical e todos os Confiantes passam a ter obrigação de seguir rigorosamente as orientações deste programa de Compliance, que é a atuação em conformidade com as regras, políticas, padrões, leis e demais atos normativos e regulamentares. O Compliance é entendido e tratado como um conjunto de ferramentas visando o cumprimento de normas, fornecendo dispositivos para que a instituição evite, detecte e trate qualquer desvio de conduta às normas.

Portanto, foi elaborado o presente Código de Ética e Confiança – que você pode ver abaixo -, com o objetivo de difundir, adequar e praticar condutas norteadas por princípios éticos. Ser Confiante é saber que você trabalha para Acabar com a Cicatriz da Cirurgia Aberta, é ser exemplo de relacionamento e atendimento, tanto para o cliente interno quanto para o cliente externo, é ser solícito e estar disponível sempre que possível e também é ser ético promovendo um ambiente de negócios limpo e honesto.

Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção

Comitê de Confiança

A Confiance Medical está engajada na construção de um ambiente de integridade e confiança. Por isso, elegemos os membros para o Comitê de Confiança que irá avaliar as eventuais dúvidas e denúncias enviadas.

Código de Ética e Confiança

A Confiance Medical está engajada na construção de um ambiente de integridade e confiança de modo a adotar suas relações negociais e comerciais com a ética necessária que as mesmas devem possuir – em especial, mas não exclusivamente, naquelas que envolvem o setor público.

Nosso Código de Ética e Confiança tem por fim transmitir a ideia de que a corrupção é um problema social e cultural, que deve ser entendido, prevenido, combatido e punido, cabendo a todos, sociedade civil, setor privado e governos, empenhar-se para extinção dessas práticas.

Canal de Confiança

Este canal foi criado como parte do programa de Compliance da Confiance Medical. Aqui é o local correto para registro de DENÚNCIAS, QUESTIONAMENTOS e DÚVIDAS em relação à todas as regras e normas que a Confiance Medical, os Confiantes e nossos parceiros de negócio estão submetidos. O Canal de Confiança está alinhado com as seguintes premissas:

Todo e qualquer ato realizado em desconformidade com a lei ou com as normas internas da empresa, em especial as do Código de Ética e Confiança, deverá ser reportado ao Comitê de Confiança da Confiance Medical através do formulário abaixo.

Seguem algumas dicas que aumentarão as possibilidades de ação rápida, com adoção de medidas enérgicas e eficazes, sejam elas preventivas ou reativas, mas também de resguardar a companhia e o próprio denunciante quanto aos fatos noticiados:

Toda denúncia de boa-fé dará ao denunciante a garantia de não retaliação. Contudo, haverá sanção a qualquer Confiante, parceiro de negócios ou outros que venham a, comprovadamente, utilizar este canal de má-fé. Também será punido o Confiante que, sabendo de algo que deveria reportar ao Comitê de Confiança e nada fizer.

Identificação é importante e nos casos de denunciantes anônimos, crie algum meio que nos permita algum tipo de comunicação, como email descaracterizado, pois podem ser necessárias futuras comunicações para retirar dúvidas ou mesmo auxílio nas apurações do Comitê de Confiança.

Informe como tomou conhecimento do fato, se viu, ouviu ou alguém contou o fato relatado. Ex: Qual é o fato a ser relatado? Onde ocorreu? Quando ocorreu? Continua ocorrendo? Quem está envolvido? Existem outras empresas envolvidas? Alguém mais tem conhecimento do fato? Há alguma potencial testemunha? Quem? Existe alguma evidência? Há recomendações de como conseguir mais evidências?

Agora inicie seu relato com a certeza de que a sua atitude está colaborando com a construção de um ambiente de negócios íntegro e auxiliando nosso mundo a se tornar um lugar melhor de se viver.

#PorUmMundoSemCicatriz