Confiance Medical

Médicos Cirurgiões da Santa Casa de Poços de Caldas participam do 2º Curso de Endosuturas do Sul de Minas

No último sábado, 21, durante todo o dia, o Hotel Minas Gerais recebeu o 2º Curso de Endosuturas do Sul de Minas. O curso, proporcionado pela empresa Nova Medical, teve a presença de vários médicos da Santa Casa e foi ministrado pelo Dr. Luiz Felipe Osório, que tem mais de 20 anos de atuação na área.    

“Esse curso é um curso que vem sendo desenvolvido há 20 anos. É um curso básico de endosuturas, é para aprender a suturar por vídeo. É um treinamento que complementa a sutura mecânica, que é o tipo de sutura que a gente usa para vídeo. São os grampeadores mecânicos e a sutura manual complementa a sutura mecânica. Então, é um curso importante para quem faz vídeo avançado. É um curso básico, mas importante para quem faz cirurgia avançada”, explica o Dr. Luiz Felipe Osório.

Dentre vários profissionais importantes, a Dra. Ana Gabriele Clemente foi uma das participantes do 2º Curso de Endosuturas do Sul de Minas. Ela destacou os benefícios da laparoscopia. 

“A laparoscopia hoje faz parte do nosso dia a dia , cada vez mais ela vem com novas cirurgias, ela é minimamente invasiva, tem muitos benefícios e, sem dúvida nenhuma, o Curso de Endosuturas é o primeiro passo para você começar a desenvolver uma laparoscopia avançada. Sem dúvida nenhuma é necessário treinar, ter as caixas pretas para fazermos esse treinamento, descrição de técnica, de ponto correto. Esse recurso é fundamental para isso, porque quando a gente vai operar os pacientes, já temos que dominar essas técnicas”, revela Dra. Ana Gabriele.

foto 2
Curso reuniu  médicos cirurgiões da Santa Casa de Poços 

Torre de vídeo de última geração

 Os médicos foram agraciados com esse curso após a Santa Casa adquirir da empresa Nova Medical uma torre de videolaparoscopia de última geração, importada da Alemanha, com tecnologia 4K. O  médico gastroenterologista Dr. Romeu Nacarato, responsável pelo setor de Cirurgias Bariátricas da Irmandade, destaca o quanto esse equipamento vai trazer benefícios aos procedimentos realizados no Hospital.    

“Primeiramente queria agradecer a superintendência da Santa Casa, na figura do Sr. Ricardo Sá, também à diretoria técnica, através do Dr. Alberto Volponi, e a diretoria clínica que, diante de tantas demandas que a instituição tem, priorizou essa demanda por parte dos cirurgiões, contemplando o Hospital com esse tipo de equipamento e aparelhagem que nos da uma capacidade de trabalho mais qualificada”, diz Dr. Romeu Nacarato.

“A Santa Casa já conta com equipamento de videolaparoscopia, que é a cirurgia minimamente invasiva. É uma inovação tecnológica que há muito tempo vem sendo realizada em cirurgias de várias áreas: cirurgia geral, oncologia, ortopedia, ginecologia, entre outros. Porém, os aparelhos vão ficando obsoletos, vão ficando superados e a Santa Casa, por bem, diante da qualidade do corpo clínico daqui e a limitação devido a aparelhagem, adquiriu esse equipamento que vai beneficiar muito para a realização dessas cirurgias. Contemplando não só pacientes de convênio e particular, mas principalmente paciente do Sus, o que é realmente muito bom. Além do mais, a gente conta com o programa de residência médica e vamos poder, realmente, capacitar os residentes para essa tecnologia que é uma realidade no mundo todo”, completa Dr. Romeu.

foto 3
Santa Casa adquiriu da empresa Nova Medical uma torre de videolaparoscopia de última geração, importada da Alemanha, com tecnologia 4K

#PorUmMundoSemCicatriz