Confiance Medical

Retrospectiva 2021: Websérie com cirurgiões

Convidamos quatro cirurgiões especialistas para gravar os episódios da Websérie “O que é importante para o Cirurgião?” e o resultado ficou incrível!

No primeiro semestre deste ano tivemos a honra de conversar com dois grandes profissionais, o Prof. Dr. Ricardo Lasmar – Médico-Cirurgião Ginecológico e o Dr. Gustavo Gualda Menezes – Médico-Cirurgião do Aparelho Digestivo, que deram as suas opiniões sobre técnicas, equipamentos, fornecedores e disseram o que pensam sobre a Confiance Medical. Confira as perguntas e respostas. ↓

1 – Quando começou a operar por vídeo?

Ricardo Lasmar: “Venho operando cirurgia laparoscópica desde 1995. Comecei muito pela histeroscopia evoluindo para cirurgia laparoscópica.”

Gustavo Gualda: “Comecei a fazer as cirurgias videolaparoscópicas a partir e 2005.”

2 – De lá pra cá, o que mudou em suas videocirurgias?

Ricardo Lasmar: “Naquela época não existia equipamentos disponíveis no hospital, então cada cirurgião tinha que ter o seu equipamento. Com o tempo os hospitais compraram esses instrumentais e os equipamentos, o que foi ótimo. A qualidade das câmeras também mudou demais, nós começamos a ter câmeras mais evoluídas. E agora com um equipamento e uma visão melhor, com o 4k, deu um conforto enorme para todos nós.”

Gustavo Gualda: “A evolução foi grande, né? Principalmente as técnicas, os procedimentos, com relação aos equipamentos de última geração, as imagens, as tecnologias 4K, o LED, os insufladores moderníssimos com gás quente e gás frio. Então, quer dizer, jamais naquela época, no início, se pensava que poderia chegar em uma situação tão gigantesca dessa forma.”

3 – O que é importante para que um procedimento minimamente invasivo seja bem sucedido?

Ricardo Lasmar: “A grande vantagem da laparoscopia é você conseguir uma visão melhor e mais detalhada das estruturas. Esse é o conceito da endoscopia de uma forma geral. Se eu enxergo melhor, posso identificar a área que está doente e a área que está normal. Então, eu não vejo como você não pensar nisso com um grande beneficio para atuação cirúrgica, principalmente, quando você pensa em ser conservador e pretende manter ou preservar a fertilidade daquela paciente.”

Gustavo Gualda: “A qualidade do cirurgião, a experiência, a técnica e junto disso o equipamento de boa qualidade para que esse cirurgião experiente consiga se sobressair tecnicamente para o sucesso de uma cirurgia.”

4 – O que é importante em um equipamento de videocirurgia?

Ricardo Lasmar: “O equipamento que é usado na cirurgia, ele tem a importância porque nos precisamos de uma boa qualidade de luz. Eu tenho que ter uma microcâmera com processador muito bom, porque essa imagem em que ser o melhor possível. Assim como o uso de energia mais qualificada e mais precisa, com vários tipos de energias. Tem a energia ultrassónica. Isso tudo propicia que você tenha uma dispersão de calor menor e com isso menor dano térmico também.”

Gustavo Gualda: Eu acho que tudo, né? Acho que a fonte é importante, a luz de LED. Hoje, esses equipamentos modernos. A qualidade do gás é importante, também, para que a cirurgia tenha a imagem limpa, clara e que não fique embaçando.”

5 – O que uma empresa de equipamentos médicos precisa entregar para ter a sua recomendação?

Ricardo Lasmar: “Às vezes o equipamento tem falhas ou algum problema, até mesmo pela variação de energia, pela mudança de posição ou por alguma alteração na conexão. Então, a presença e a assistência da equipe que fornece e que está responsável pela imagem é muito importante, porque te dá agilidade e segurança que você vai conseguir resolver.”

Gustavo Gualda: Toda prestação de serviço nós temos uma tríade, que é o atendimento, o custo (orçamento) e a assistência técnica. Se você tiver qualidade nesses três atendimentos, pode ter certeza que meu voto vai ter, porque não adianta você não ser bem atendido, não adianta só ter custos altíssimos e não adianta ter uma assistência técnica que você manda o equipamento e demora não sei quanto tempo, porque com isso você está deixando de trabalhar. Então, essa tríade, na minha opinião, é de fundamental importância para uma empresa ter um crescimento, uma melhora e um desenvolvimento da sua parte administrativa, sem dúvidas.”

6 – Qual é a sua opinião sobre a Confiance Medical?

Ricardo Lasmar: “Eu vejo que eles têm uma dedicação e interesse enorme em desenvolvimento e crescimento, se preocupando com essa assistência. Vejo, também, a capacidade de facilitar a evolução do equipamento que está com você. Eles têm todo o interesse que você esteja o mais atualizado possível e satisfeito com o produto. Por isso, acho que é uma empresa que além de ser brasileira, com pessoas bem arrojadas e dedicadas, acaba sendo uma parceira na qualidade e no atendimento.”

Gustavo Gualda: “A minha opinião é a melhor de todas. Acredito que eu seja um dos primeiros clientes da Confiance Medical e nesses anos todos eu não tive nenhuma dor de cabeça e nenhum problema com eles. Meus equipamentos nunca deram problema. A tríade: sempre fui muito bem atendido, sempre teve um custo satisfatório e sempre fui muito bem assistido. Meus parabéns e que vocês continuem assim, crescendo e cada vez mais evoluindo, tanto tecnicamente quando administrativamente.”

Gostou?

Assista aos vídeos na íntegra:

Ep.1 Websérie: O que é importante para o cirurgião? | Prof. Dr. Ricardo Lasmar
Ep.2 Websérie: O que é importante para o cirurgião? | Dr. Gustavo Gualda Menezes

Tem alguma sugestão de artigo? Manda pra gente: marketing@confiancemedical.com.br

#PorUmMundoSemCicatriz